Teatro para bebês integrou a programação do Festival de Teatro


Um encontro entre a arte e a pedagogia, cheio de descobertas e sensações. Foi assim o espetáculo ‘Cucos: a linguagem dos bebês no teatro’, da Cia Caixa do Elefante, de Porto Alegre, que integrou a programação na manhã deste sábado (28), do Festival Nacional de Teatro de Chapecó.


No palco do Teatro Municipal do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, um ambiente íntimo, acolhedor e confortável. Nada de calçados e cadeiras. A plateia curiosa, composta por crianças pequenas, entre 0 e 3 anos de idade e seus pais, acomodaram-se em colchonetes e bancos, para assistir, presenciar e participar de uma troca sensível sobre uma das primeiras experiências lúdicas do bebê: o jogo de “esconder e revelar”.


Diferentes formas, objetos e sentidos compuseram as cenas de um espetáculo rico em imaginação. “Como se comunicar com este público. O bebê tem um foco muito sensível, uma percepção muito sensorial das coisas. Por isso trouxemos aqui fundo e pistas neutros e apresentamos a eles todas as cores. A intenção com este espetáculo é que as pessoas curtam, brinquem e tenham uma nova experiência. Nesta faixa etária as crianças são pequenos cientistas, eles experimentam e criam diferentes hipóteses com materiais, por isso este espetáculo aborda o aparecer, o desaparecer, o encolher e o esticar”, explicam os integrantes da Cia Caixa do Elefante.


Através desta experiência, a Companhia traz uma atenção especial ao teatro infantil, transformando todas as sensações vivenciadas durante a peça teatral, em uma forma de conhecer o mundo. Para Paula Schlegel Reisdorfer, que trouxe seu filho Pedro, de oito meses, essa foi uma grande experiência. “Foi um início surpreendente, como as crianças olharam e observaram os movimentos. Eles aceitaram e envolveram-se muito bem nesta dinâmica. Essa interação foi emocionante, como gostaram das luzes e das cores. Aproveitamos muito bem esse momento e saímos daqui muito felizes. É muito bom, para nós mães, possibilitarmos para os nossos filhos, desde bebês, o acesso a cultura”, conta.


A programação do Festival de Teatro continua neste sábado e domingo, com espetáculos gratuitos para diferentes faixas etárias.


Acompanhe e participe:


Sábado – 28/05/2016


17h30 – Espetáculo: Cambito Vocacionado;

Palhaço Cambito (Chapecó – SC);

Classificação indicativa: 8 anos;

Local: Teatro do SESC.


18h15 – Debate.


19h15 – Apresentações Artístico-culturais no Café do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes.


20h30 – Espetáculo: Varieté – Humor Cítrico;

Cia de La Curva (Chapecó - SC);

Classificação indicativa: a partir de 14 anos;

Local: Teatro Municipal do Centro e Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes.


21h – Debate.


Domingo - 29/05/2016


16h – Espetáculo: Histórias de Mauro;

Cia Tissier (Florianópolis – SC);

Classificação indicativa: a partir de 4 anos;

Local: Arena do Eco Parque (em caso de chuva, será na Sala Agostinho Duarte do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes).


19h – Espetáculo: Berlim: Dois Corpos à Procura;

Karma Cia de Teatro (Itajaí – SC);

Classificação indicativa: 16 anos;

Local: Teatro do SESC.

19h15 – Apresentações Artístico-culturais no Café do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes.


20h30 – Espetáculo: Varieté – Humor Cítrico;

Cia de La Curva (Chapecó - SC);

Classificação indicativa: a partir de 14 anos;

Local: Teatro Municipal do Centro e Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes.

Créditos: Texto e Fotos: Camila Almeida/ Divulgação/ Prefeitura de Chapecó.

Fundação Cultural de Chapecó e Prefeitura de Chapecó

Fundação Cultural de Chapecó (Administrativo)
Rua Assis Brasil, 20D - Centro,
Chapecó/SC - CEP: 89801-222

Desenvolvido por BRSIS