A Secretaria de Cultura de Chapecó lançou, nesta sexta-feira (03), o edital municipal da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV). O concurso é o último certame realizado com os recursos do 1º ciclo de repasses da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) em Chapecó.
As inscrições são gratuitas, online, e seguem até o dia 22 de outubro. O edital pode ser acessado no site da Secretaria de Cultura, na aba “Editais” (https://chapeco.sc.gov.br/cultura/). Podem participar entidades da sociedade civil organizada, bem como coletivos culturais não-formalizados.
Política Nacional de Cultura Viva (PNCV)
A PNCV foi criada através da Lei Federal 13.018/2014, tem como objetivo articular, capacitar e fomentar ações realizadas por entidades, coletivos e agentes culturais em suas comunidades, bem como apoiar, valorizar, reconhecer, dimensionar e divulgar as culturas e os fazeres culturais em seus diferentes territórios.
Através dela foram criados os Pontos e Pontões de Cultura, que são estes espaços de articulação e difusão artística e cultural comunitária.
O edital tem como objetivo premiar a trajetória de Pontos e Pontões de Cultura já credenciados que são sediados no município. Apesar disso, entidades ou coletivos que ainda não são Pontos de Cultura também podem participar. Desta forma, seu credenciamento como Ponto de Cultura será feito através do edital.
“Com este edital nós encerramos a aplicação dos recursos do 1º ciclo da PNAB em Chapecó, promovendo um mecanismo para as entidades que verdadeiramente difundem a arte e a cultura em suas comunidades. Agora, ficamos no aguardo dos repasses do Governo Federal para o 2º ciclo”, declarou o Secretário de Cultura de Chapecó Fellipe de Quadros.