Ações culturais movimentam Chapecó


Ações culturais de diferentes linguagens e modalidades movimentam diversas localidades do Município. Os eventos vão desde exposições gratuitas, mostra de dança, espetáculos teatrais até ao Encontro Internacional de Corais com a presença confirmada de instituições da América Latina.

Os eventos acontecem a partir do Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas do Município de Chapecó, e também em parceria com instituições e associações. Oferecidos de maneira gratuita à comunidade ou em troca de alimentos não perecíveis, as atividades acontecem por toda Chapecó e alcançam todas as faixas etárias.

De acordo com a Secretária de Cultura, Roselaine Vinhas, as ações aproximam a comunidade da arte, oportunizam novas experiências culturais e movimentam o cenário cultural chapecoense. “O cenário cultural de Chapecó não para e esse movimento contínuo se dá pelo persistência de artistas e produtores, e pela evolução das políticas públicas voltadas à cultura, que cada vez mais oportunizam e possibilitam que essas ações aconteçam. Temos hoje uma agenda cultural rica, diversificada e gratuita para toda a comunidade”, conta.

Confira a agenda e participe:

Até quinta-feira (26), acontece no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, a Feira do Livro de Chapecó. O evento estimula o gosto pela leitura e incentiva a aproximação de pessoas e livros. Com uma programação extensa que vai desde contação de histórias, cinema, debates, palestras, além de standes com 15 expositores entre livrarias, biblioteca pública, editoras, sebos e associações de escritores, a atividade tem entrada franca e a programação encerra na quinta às 22h.

Para os apreciadores das artes visuais, inicia na sexta-feira (27), na Escola de Artes, Mostra Didática dos cursos de desenho e pintura. A abertura está marcada para às 20h, no Hall da instituição. Poderão ser conferidos os trabalhos produzidos pelos alunos, ao longo deste ano, com a ajuda dos professores. A mostra permanece em exposição até o dia 13/11 e pode ser conferida gratuitamente, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h, de segunda a sexta-feira, na sede da Escola na Avenida Nereu Ramos, 729D.

Ainda na sexta-feira (27), inicia o Encontro Internacional de Corais. O evento é uma iniciativa da Associação Coral de Chapecó em parceria com a Prefeitura de Chapecó por meio da Secretaria de Cultura. Neste ano abordará o tema “Centenário de Chapecó e Gracias Hermanos Colombianos”. A programação contará com a participação especial do Coral Camerata Vocal, de Medellín, na Colômbia, Coro Universitário de Obera, da Argentina, Coral Amikanto, do Uruguai, além de corais brasileiros de diferentes localidades de País. O encontro prossegue até domingo, confira os locais e horários das apresentações:

27/10 – sexta-feira – 19h – Igreja Evangélica três Estrelas;

28/10 – sábado – 19h – Abertura Oficial - Teatro Municipal do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes;

29/10 – domingo – 18h30 – Teatro Municipal do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes.

O ingresso custa um quilo de alimento não perecível e pode ser trocado antecipadamente na Secretaria de Cultura, junto ao Centro de Eventos, na Assis Brasil, 20D, até sexta-feira, das 13h às 19h, ou com uma hora de antecedência no dia do evento.

Ações culturais pelo Edital das Linguagens

As ações prosseguem no domingo, 29/10, no auditório da reitoria da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), no antigo prédio do Colégio Bom Pastor, na Av. Fernando Machado, com a Mostra de Resultados da Oficina “Bonecos de Mesa: Construção e Manipulação”. O espetáculo inicia às 18h30 e tem a direção do marionetista argentino Catin Nardi, que traz em seu currículo trabalhos como a minissérie “Hoje é dia de Maria”. A Mostra é resultado de um processo de trabalho de iniciação em Teatro de Bonecos, criação e construção da cena teatral, desenvolvido em Chapecó. O evento é gratuito e traz uma programação especial e familiar focada para pais e filhos.

Atividades teatrais em um espaço alternativo também marcam as ações voltadas às artes cênicas. Dois palhaços e um só objetivo: potencializar encontros poéticos num ambiente de uso comum, esta é a ideia central do projeto “Na catraca”. A peça, que se desenvolve dentro de um transporte coletivo, gera improvisação, comicidade, interação dentro de todas as especificidades do ambiente. A peça acontece dentro de um ônibus enquanto este cumpre seu percurso regular e transforma-se em um espaço de arte. As intervenções acontecem na segunda-feira, dia 30/10, com saída do Terminal Rodoviário, às 9h40, na Linha Cristo rei e às 10h20 na Linha Vila Real e na terça-feira, 31/10 às 10h45 na Linha Vila Esperança e às 15h30 na Marechal Bormann. O espetáculo começa no próprio terminal, cerca de 10 minutos antes da saída dos ônibus.

Na quarta-feira (01/11), a dança chega às escolas públicas com um tema reflexivo: a perda gestacional. Unindo duas linguagens artísticas, a dança e o teatro, o espetáculo foi construído a partir da vivência pessoal da bailarina Paola Zonta, e traz conotações a cerca do aborto espontâneo. “Dessas Interrupções” traz por meio da arte os momentos da gravidez e nesta edição volta a um público específico: os adolescentes. O espetáculo gera reflexão e contemplação e estimula o debate e a conscientização sobre os riscos de uma gravidez precoce e suas consequências.

As sessões acontecem no dia 01/11, às 10h, na EEB Professora Luiza Santin, no Bairro Santa Maria, dia 06/11 às 20h30, na EEB Ernesto Bertaso, no Bairro São Cristóvão e no dia 08/11 às 10h, na EEB Bom Pastor no Centro.

Exposições

Quem estiver pelo Centro de Eventos pode conferir no primeiro piso do prédio a Exposição “Futebol Arte”, em exibição na Galeria Municipal de Arte. O trabalho traz a paixão pelo futebol por meio da arte e foi construída pelo artista plástico Angelo Silveira, que desenvolve diferentes técnicas de pintura, e produz retratos de personalidades de diversas áreas. A Galeria estará aberta especificamente neste final de semana, das 14h às 17h.

No Museu de História e Arte Antônio Selistre de Campos, na Avenida Getúlio Vargas, é possível acompanhar a história dos 100 anos de Chapecó a partir de das temáticas: economia, política e cultura. Além da exposição permanente, que circula por oito salas do prédio, uma exposição específica aborda a história dos museus e outra exposição de curadoria colaborativa, composta por objetos da comunidade. O Museu fica aberto de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 16h e nos finais de semana e feriados das 14h às 17h.

Fundação Cultural de Chapecó e Prefeitura de Chapecó

Fundação Cultural de Chapecó (Administrativo)
Rua Assis Brasil, 20D - Centro,
Chapecó/SC - CEP: 89801-222

Desenvolvido por BRSIS