Biblioteca Pública de Chapecó completa 75 anos


75 anos de incentivo à formação de novos leitores e a dedicação de um tempo aos livros, propagando a importância da literatura no contexto do saber e do lazer. A Administração Municipal de Chapecó, por meio da Secretaria de Cultura, realizou na última sexta-feira (13) uma série de atos em comemoração a mais um aniversário da Biblioteca Pública Neiva Maria Andreatta Costella.

Além do tradicional corte do bolo e brinde simbólicos, os atos festivos incluíram a apresentação dos músicos do projeto lítero-musical "Fernando para Pessoa{s}", inspirado na vida e obra de um dos maiores poetas da língua portuguesa: Fernando Pessoa. Os integrantes Antonio Marcos Moreira Pinto (violão, guitarra e viola caipira) e Ederson Vieira (voz) comandaram o sarau, transformando belos poemas em canções.

Na sequência, o escritor chapecoense Torres Pereira falou sobre a importância da leitura e a coordenadora do CEU das Artes de Chapecó, Marlene Peter Suelo declamou poesias. O aniversário da biblioteca também foi marcado pelo lançamento de uma obra literária muito aguardada pelos leitores chapecoenses, não apenas pela expectativa criada pelo autor, mas principalmente, pelas revelações que o livro trás. O escritor chapecoense Marco Aurélio Nedel apresentou o romance histórico “Condá - o Imperador do Oeste”.

O romance é uma conjectura que reúne história, conto, romance e ficção onde a figura central da narrativa é o índio kaingang, Vitorino Condá, o maior líder indígena do sul do Brasil no século XIX.

Histórico da Biblioteca Neiva Maria Andreatta Costella

Uma história que começou em 18 de novembro de 1940. A Biblioteca Municipal de Chapecó foi criada pelo então prefeito, 1º Tenente João Elói Mendes. Desde aquela época, com um pequeno número de livros, 100 exemplares, iniciou o atendimento ao público. Em 1978, por meio do concurso público, Neiva Maria Andreatta Costella passou a gerenciar com muito empenho a biblioteca, mas veio a falecer aos 33 anos de idade, em 25 de dezembro de 1983 por problemas de saúde.

Em sua homenagem, em 17 de agosto de 1984, a biblioteca passou a se chamar “Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella”. O espaço tem como objetivo atingir o maior número de usuários em todas as idades, fornecendo informações técnicas, científicas e sociológicas para a difusão da leitura e da literatura.

O acervo é composto atualmente por aproxidamente 50 mil volumes e o número de sócios é de 25 mil 982. Durante a cerimônia que marcou a passagem dos 75 anos da Biblioteca, o Prefeito José Caramori, destacou que mesmo com o advento das novas tecnologias que levaram a literatura para uma nova era com os livros digitais, os usuários da Biblioteca Pública de Chapecó continuam prestigiando o livro impresso. “Percebemos que os chapecoenses que frequentam este espaço acreditam que a leitura de um livro deve ser lenta, de ponta a ponta e por que não dizer saboreada, para poder entender todo seu teor”, enfatizou.

Créditos: texto Vanessa Hubner / fotos Mauri Oliveira / divulgação PMC

Fundação Cultural de Chapecó e Prefeitura de Chapecó

Fundação Cultural de Chapecó (Administrativo)
Rua Assis Brasil, 20D - Centro,
Chapecó/SC - CEP: 89801-222

Desenvolvido por BRSIS