Encerra a 1ª edição do Verão Cultural


Chapecó, 01/04/2019 – segunda-feira – Encerrou neste final de semana, 30 e 31 de março, a primeira edição do Projeto Verão Cultural. A ação de iniciativa da Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Cultura, teve como objetivo principal descentralizar as atividades de arte e a cultura no Município e fazer com que também se realizassem nos bairros da cidade. Além disso, as ações incentivaram e valorizaram o trabalho de artistas locais.

“Estamos muito felizes com esta primeira edição do Projeto Verão Cultural e queremos que esta seja somente a primeira de muitas edições. Foi uma experiência cultural incrível. Muito bonito ver as famílias chapecoenses ocupando praças e parques para vivenciar atividades culturais”, conta o Secretário de Cultura, Nemésio Carlos da Silva.

Para o músico Jack Louis, essa iniciativa foi muito importante. “Acredito muito na força das linguagens culturais para a formação do ser humano, além de proporcionar às pessoas o bem estar e momentos felizes, por meio das apresentações artísticas, este projeto também contribui como um incentivador para nós artistas, pois nos sentimos valorizados e atuantes no cenário cultural da cidade. O artista leva para as pessoas, a possibilidade de entrar em um mundo totalmente diferente, pensar, sonhar e principalmente dar valor e mais alegria a sua vida”, disse.

Participaram das ações 30 artistas e grupos de diferentes linguagens como intervenção literária, apresentações musicais autorias, contação de histórias, intervenções de artes visuais, espetáculos teatrais, além de música e dança da cultura popular brasileira, italiana e alemã. Ao todo foram 60 apresentações.

De acordo com a artista Amanda Cadore, é muito bom ter ações neste formato acontecendo na cidade, abrindo as portas para diversos artistas de Chapecó. “Foi muito legal mostrar o meu trabalho para a comunidade onde eu moro, para pessoas que ainda não conheciam que não integram o meu público, que eu nunca tinha visto e que talvez nunca houvessem me visto ou ouvido as minhas músicas. Nós artistas precisamos aproveitar estes espaços para mostrar a nossa arte, a nossa opinião e nosso trabalho, pois fortalece muito o cenário cultural”, afirma.

Em dois meses o projeto passou pelos Bairros Santa Maria, Palmital, Efapi, Engenho Braun, Centro, Passo dos Fortes, Presidente Médici, São Cristóvão e Parque das Palmeiras. Para o Secretário de Cultura, a descentralização das atividades democratiza o acesso à arte e à cultura. “A partir de ações como esta levamos apresentações culturais gratuitas para diferentes espaços de convivência, facilitando o acesso das pessoas às ações e democratizando o acesso a esta importante ferramenta de transformação social”, enfatiza.

Fundação Cultural de Chapecó e Prefeitura de Chapecó

Fundação Cultural de Chapecó (Administrativo)
Rua Assis Brasil, 20D - Centro,
Chapecó/SC - CEP: 89801-222

Desenvolvido por BRSIS