Sarau Nuvem Colona forma novos escritores em Chapecó


Mini-documentário aborda como foi o processo de formação e criação do coletivo literário.

O que é a poesia para você? Compartilhar emoções, sentir cheiros, rememorar lembranças, dar voz a alguém, criar vínculos? O Sarau Nuvem Colona, promovido pelas produtoras culturais Alice Souto e Joana Golin, realizou no ano passado o I Curso de Criação e Perfomance Literária. O resultado? Escritores locais que encontraram um novo espaço de fala.

O Sarau lança agora um mini-documentário, disponibilizado no YouTube e nas redes sociais, que reúne participantes do projeto contemplado no edital municipal de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas do município de Chapecó 2020. Produzido pela Lua Caolha Filmes e Produções, do produtor audiovisual José Boita, o filme traz detalhes sobre a criação desse coletivo literário em Chapecó. “O projeto reuniu pessoas que gostam de escrever, gostam de literatura, tanto poesia como prosa, e puderam compartilhar vivências e sentimentos num momento tão importante como a pandemia”, comenta Alice.

A bibliotecária Karina Ramos foi uma das participantes do curso. “Com as oficinas eu pude aprender a escrever a partir de qualquer coisa: uma sensação, um lugar”. Alisson Pedra, criador do movimento da Batalha da Casinha, com experiência em batalha de rima e slam, também participou do projeto. “Poesia é transformar o que está vivendo, já viveu ou pretende viver em palavras, não necessariamente fazendo uso de uma linguagem culta”.


Valorização do local

Um dos objetivos do projeto é fomentar a produção de conteúdos autorais com foco identitário e regional dando visibilidade à produção literária local e desenvolver a cadeia da produção da cidade, assim como o processo de criação coletivo. Um dos oficineiros do projeto, o escritor Gustavo Matte, contribuiu com esta perspectiva em sua oficina: a criação de personagens e a valorização do local como assunto da escrita. “Apenas oficinas técnicas não bastam, é preciso pensar o que é escrever a partir de certos lugares”, argumenta.

“A ideia é ressignificar o sentimento de pertencimento regional potencializando a multiculturalidade. Alcançamos nosso objetivo inicial que é desenvolver uma literatura regional capaz de abarcar diversos olhares sobre a cidade e potencializar um sentido de identidade local e pertencimento”, explica a produtora cultural Alice Souto.


Suplemento será lançado online

Devido à pandemia provocada pelo Covid 19, tanto as aulas promovidas no ano passado como o encerramento do projeto, acontecem de forma digital. “Além do mini-documentário, reunimos as escritas desenvolvidas ao longo da oficina e, após curadoria, estamos produzindo um suplemento literário. O lançamento, que acontecerá junto com um sarau, será online e anunciaremos a data em breve”, finaliza Alice.


Texto: Bruna Deitos

Fotos: Zé Boita

Fundação Cultural de Chapecó e Prefeitura de Chapecó

Fundação Cultural de Chapecó (Administrativo)
Rua Assis Brasil, 20D - Centro,
Chapecó/SC - CEP: 89801-222

Desenvolvido por BRSIS